O padrão de entrada de energia, muitas vezes referido como Padrão de Entrada de Serviço (PES) ou caixa de medição, é a estrutura que conecta a rede elétrica da concessionária à instalação elétrica de uma residência, empresa ou edifício. Essa estrutura serve como ponto de conexão entre a rede pública de energia elétrica e a instalação interna, permitindo a medição do consumo de eletricidade.
O padrão de entrada de energia geralmente inclui componentes como o medidor de energia, dispositivos de proteção, como disjuntores, e os condutores elétricos que transportam a eletricidade da rede para o interior da instalação. A conformidade com as normas e regulamentações locais é essencial na instalação e manutenção do padrão de entrada de energia, visando garantir a segurança elétrica e o correto funcionamento do sistema.
O projeto e a instalação adequados do padrão de entrada de energia são cruciais para garantir uma distribuição eficiente e segura da eletricidade, evitando sobrecargas, curtos-circuitos e outros problemas elétricos. Em muitos casos, as especificações para o padrão de entrada de energia são fornecidas pelas concessionárias de energia elétrica locais, e a instalação deve ser realizada por profissionais qualificados de acordo com as normas vigentes.
Dentre os tipos de padrões de entrada de energia, podemos separar as seguintes categorias:
Baixa tensão: O padrão de entrada de energia em baixa tensão é o local onde fica acondicionado o medidor de energia elétrica junto com o disjuntor de proteção geral das instalações internas do consumidor.
Instalações de baixa tensão que demandem três ou mais caixas de medição, o projeto elétrico é obrigatório.
Média tensão: Utilizado para grandes consumidores, onde o cliente é atendido pela concessionária através da média tensão. Nesta modalidade o transformador e posto de medição são do cliente. Este tipo de atendimento é utilizado principalmente para grandes comércios e indústrias;
Para qualquer cliente atendido em média tensão, o projeto elétrico é obrigatório.
Os projetos de padrão elaborados pela Derivar contam com levantamento e análise de carga, cálculo de demanda das unidades consumidoras e análise de viabilidade técnica para liberação da carga pela concessionária.
Projeto de padrão de entrada para atendimento em baixa tensão;
Projeto de agrupamento de padrões para atendimento em baixa tensão;
Projeto para atendimento em média tensão com demanda até 300 kW (atendimento tipo posto 01);
Projeto para atendimento em média tensão com demanda acima de 300kW (atendimento tipo posto 02);
A Derivar oferece produtos, soluções e serviços aos seus clientes. Saiba mais entrando em contato conosco!